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Por que carros nacionais continuam caros mesmo sendo feitos no Brasil

Fábrica de veículos. Foto: Divulgação

Mesmo com novas fábricas e marcas estrangeiras investindo no país, os carros fabricados no Brasil seguem caros. Segundo a Anfavea, os impostos representam até 32% do preço final de um veículo, muito acima do cobrado em países como Estados Unidos e Japão. Além disso, a alta tributação sobre a folha de pagamento e o transporte encarece ainda mais a produção.

O consultor Ricardo Bacellar explica que as montadoras produzem localmente para ampliar margens de lucro, e não para reduzir preços. Já o especialista Milad Kalume Neto cita o custo logístico e o uso de insumos cotados em dólar como fatores que elevam o valor. Mesmo produzidos aqui, os carros dependem de peças importadas e seguem vulneráveis à variação cambial.

Com o chamado “custo-Brasil”, a indústria ainda enfrenta altos custos de energia, juros e burocracia. Em 2017, o carro médio custava R$ 72 mil; hoje, ultrapassa R$ 150 mil. Para os especialistas, só uma reforma tributária ampla pode tornar os veículos realmente acessíveis.