Apoie o DCM

Por que convidados usaram branco no velório de Preta Gil

Amigos e parentes no velório da cantora Preta Gil, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

A maioria dos convidados no velório de Preta Gil, na última sexta-feira (25), usava roupas brancas por um motivo especial: foi um pedido da própria cantora. Ligada ao candomblé, Preta manifestou o desejo de que as pessoas próximas vestissem branco em sua despedida, como explicou Gominho, amigo da artista, ao F5.

Na tradição das religiões de matriz africana, o branco representa paz, pureza, espiritualidade e proteção. Também é a cor associada a Oxalá, orixá central no candomblé, e costuma ser usada em cerimônias de passagem, como a morte.

O velório também ocorreu numa sexta-feira, dia em que é comum o uso de branco entre os praticantes dessas religiões. Preta Gil era filha de Oxum, orixá das águas doces, e também devota de Nossa Senhora Aparecida.

Entre os que atenderam ao pedido estavam Francisco Gil, Carolina Dieckmann, Janja, Alane Dias, Claudia Abreu e Alice Wegmann. Outros, como Ludmilla e Thiaguinho, optaram pelo preto. A escolha pelo branco, porém, dominou o salão principal do Theatro Municipal do Rio.