Apoie o DCM

Por que é tão difícil tirar foto da Lua? Essas dicas podem te ajudar

Diferentes fotos da Lua. reprodução

Fotografar a superlua com um smartphone pode ser frustrante, resultando em uma imagem borrada ou com a Lua minúscula. O principal problema, segundo o astrônomo Michael Brown da Universidade Monash, é a superexposição. “O celular tenta fazer uma foto para noite, mas estamos fotografando o lado iluminado pelo Sol”, explicou em entrevista à BBC. Para corrigir, é preciso reduzir a exposição manualmente ou usar apps especializados.

O ideal é tentar a foto durante o crepúsculo, quando o contraste entre a Lua e o céu é menor. O zoom digital comum apenas recorta a imagem e piora a qualidade. “A maioria das câmeras de celulares usa zoom digital, que deixa a foto desfocada”, alertou Brown. A solução, se disponível, é usar o zoom óptico, acoplar uma lente ou até apoiar o celular em um telescópio.

Para composições mais criativas, o fotógrafo da Nasa Bill Ingalls sugere incluir elementos em primeiro plano. “Pense em como tornar a imagem criativa… qualquer elemento que dê senso de lugar à sua foto”, disse. Se o equipamento for limitado, explore outros alvos noturnos, como a Via Láctea, onde a ampla lente do celular pode ser uma vantagem.