Apoie o DCM

Por que irmão de Lula está processando o TikTok e o X

Frei Chico, irmão do presidente Lula. Foto: reprodução

O sindicalista José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico e irmão do presidente Lula (PT), entrou com pelo menos oito ações judiciais contra o TikTok e o X para remover publicações falsas que o vinculam indevidamente à Farra do INSS. As postagens, compartilhadas por perfis bolsonaristas, associam a morte de um juiz de Sergipe, que nunca atuou no caso, às investigações do esquema de desvio de recursos do INSS.

Enquanto o X já removeu o conteúdo falso, o TikTok mantém as publicações no ar. Entre os perfis alvo das ações estão “Jocemar Fukes” (36 mil seguidores), seguido pelo ex-ministro Osmar Terra e pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além de “Borboleta Silenciosa” (24,6 mil) e Mariza Lucchinni (21,2 mil). Frei Chico, vice-presidente do Sindnapi (entidade investigada no caso), obteve liminar para que o X forneça dados pessoais dos responsáveis pelas contas.

A plataforma de Elon Musk, porém, alegou em resposta à Justiça que “não coleta nem armazena” informações como endereços IP ou e-mails dos usuários. O impasse revela os desafios no combate à desinformação no Brasil, onde fake news sobre figuras públicas se espalham rapidamente antes de serem removidas.