Apoie o DCM

Por que Lula não fará pronunciamento oficial sobre tarifaço na TV

Presidente Lula em pronunciamento oficial na TV. Foto: reprodução

O Palácio do Planalto decidiu, por enquanto, não realizar um pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cadeia nacional de TV sobre as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump. De acordo com o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, a possibilidade sequer está sendo avaliada. “Não há previsão de pronunciamento neste momento”, afirmou ao Metrópoles, nesta quinta-feira (10).

Integrantes do governo avaliam que a equipe tem mantido o controle da narrativa sobre o impacto das medidas estadunidenses, evitando assim dar espaço para críticas da oposição. Auxiliares presidenciais defendem cautela no tratamento do tema, considerando a sensibilidade econômica da decisão de Trump e seus possíveis efeitos em setores estratégicos do Brasil.

Até o momento, Lula se manifestou sobre o assunto apenas por meio de uma nota oficial e durante entrevista à TV Record, gravada no Palácio da Alvorada. A estratégia do Planalto é evitar um tom de confronto direto, priorizando a articulação diplomática e técnica para lidar com as consequências das tarifas.