Por que o trailer de ‘Barbie’ foi proibido no Brasil

O trailer do filme “Barbie” foi proibido por dias de ser exibido no Brasil pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Na última sexta (7), o órgão concedeu uma liminar parcial que suspendia a exibição da prévia da obra nas sessões com classificação indicativa permitida para menores de 12 anos.
A peça publicitária proibida mostra crianças brincando com bonecas até que uma delas quebra a cabeça dos brinquedos. O próprio Conar suspendeu a proibição nesta segunda (11), após a empresa responsável pelo filme informar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu a classificação etária.
Segundo a liminar do conselho, um consumidor fez uma denúncia alegando que o trailer não seguia as recomendações da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que prevê “esforços de pais, educadores, autoridades e da comunidade devem encontrar na publicidade fator coadjuvante na formação de cidadãos responsáveis e consumidores conscientes”.
O código determina que nenhum anuncio publicitário pode desmerecer valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, honestidade, justiça, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente.
“Neste sentido, e porque a tutela dos direitos da criança está sujeita ao princípio da precaução, ela concedeu medida liminar parcial, recomendando a sustação da divulgação de um dos teasers do filme, restrição válida apenas para as divulgações nos blocos de espaço comercial em sessões de cinema de filmes com classificação indicativa inferior a 12 anos, por ser esta a idade de proteção da criança estabelecida pelo artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou o Conar em nota.
A liminar estava limitada somente ao trailer e não à exibição do filme.