Apoie o DCM

Por que os cães cheiram o traseiro uns dos outros? Entenda o comportamento

O que pode ser visto como constrangedor faz parte do comportamento social dos cães. Foto: Divulgação

Quem convive com cachorros provavelmente já viu a cena: dois cães se encontram e, imediatamente, um cheira o traseiro do outro. Apesar de parecer estranho para os humanos, esse gesto é uma forma eficiente de comunicação entre os animais.

Equivale, no mundo canino, a um cumprimento ou apresentação, sendo praticado tanto por machos quanto por fêmeas em contextos sociais. O segredo está no olfato extremamente apurado dos cães, que pode ser até 100 mil vezes mais sensível que o dos humanos.

Ao farejar a região anal do outro, o animal capta informações emitidas por uma glândula específica, a adanal, que libera um odor exclusivo, uma espécie de impressão digital química. Esse cheiro revela dados como dieta, estado emocional, sexo, idade, condição de saúde e até posição hierárquica no grupo.

A leitura desse “perfil olfativo” é feita com a ajuda do órgão vomeronasal, também conhecido como órgão de Jacobson, responsável por detectar feromônios. O comportamento, inclusive, não se restringe aos cães. Gatos também usam o olfato para se reconhecerem, assim como outros mamíferos, como os antílopes-negros, que utilizam o cheiro das fezes para fins reprodutivos.