Por que Simone Biles tirou nota maior que Rebeca em salto

A primeira disputa entre Simone Biles e Rebeca Andrade na ginástica artística gerou debates nas redes sociais, com muitos questionando a diferença nas notas. Biles obteve 15.766 no salto, enquanto Rebeca recebeu 15.100, apesar de a brasileira ter cravado a descida. A diferença se deve ao grau de dificuldade das apresentações. No final da disputa geral individual, a atleta dos Estados Unidos ficou com o ouro, somando 59.131, e a brasileira com a prata ao conquistar 57.932 pontos.
Simone Biles conseguiu uma nota de 15.766 no salto, composta por 6.4 de dificuldade e 9.366 de execução. Essa pontuação foi ligeiramente inferior ao que ela conseguiu na qualificação. Por outro lado, Rebeca Andrade obteve 15.100, com 5.6 de dificuldade e 9.5 de execução.
Na ginástica olímpica, a nota final é a soma das notas de dificuldade e de execução, podendo chegar a 20. A nota de dificuldade é determinada pelos juízes com base na sequência de movimentos apresentada pela atleta antes da prova, avaliando o grau de dificuldade das manobras. Em tese, a pontuação máxima de dificuldade é 10, embora não seja comum devido à ausência de 10 movimentos de 1,0 ponto.
A execução, por sua vez, considera a destreza da atleta ao realizar sua série. Quanto maior o número de falhas, mais pontos são descontados. A nota máxima de execução também é 10, mas alcançar essa pontuação é raro, já que pequenos erros são comuns e penalizados durante as apresentações.
Compare os saltos:
MA-JES-TO-SAAAA!!! REBECAAA, QUE SALTO MARAVILHOSO ✨? #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/6ezpxBPZAF
— TV Globo ? (@tvglobo) August 1, 2024
?NÃO TEM COMO NÃO ADMIRAR! 15.766 foi a nota de Simone Biles no salto (6,4 grau de dificuldade). Assim, a americana assume a liderança; Rebeca Andrade está em 2º lugar ??#Paris2024 #JogosOlímpicos #GinásticaArtistica #OlympicGames #TimeBrasil pic.twitter.com/Bvpi0ZB9xJ
— Olympics Games ? (@olympicjogos) August 1, 2024