Apoie o DCM

Por que Simone Biles tirou nota maior que Rebeca em salto

Rebeca fez pouso cravado e Simone Biles errando. Foto: reprodução

A primeira disputa entre Simone Biles e Rebeca Andrade na ginástica artística gerou debates nas redes sociais, com muitos questionando a diferença nas notas. Biles obteve 15.766 no salto, enquanto Rebeca recebeu 15.100, apesar de a brasileira ter cravado a descida. A diferença se deve ao grau de dificuldade das apresentações. No final da disputa geral individual, a atleta dos Estados Unidos ficou com o ouro, somando 59.131, e a brasileira com a prata ao conquistar 57.932 pontos.

Simone Biles conseguiu uma nota de 15.766 no salto, composta por 6.4 de dificuldade e 9.366 de execução. Essa pontuação foi ligeiramente inferior ao que ela conseguiu na qualificação. Por outro lado, Rebeca Andrade obteve 15.100, com 5.6 de dificuldade e 9.5 de execução.

Na ginástica olímpica, a nota final é a soma das notas de dificuldade e de execução, podendo chegar a 20. A nota de dificuldade é determinada pelos juízes com base na sequência de movimentos apresentada pela atleta antes da prova, avaliando o grau de dificuldade das manobras. Em tese, a pontuação máxima de dificuldade é 10, embora não seja comum devido à ausência de 10 movimentos de 1,0 ponto.

A execução, por sua vez, considera a destreza da atleta ao realizar sua série. Quanto maior o número de falhas, mais pontos são descontados. A nota máxima de execução também é 10, mas alcançar essa pontuação é raro, já que pequenos erros são comuns e penalizados durante as apresentações.

Compare os saltos: 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link