Por que você não deve repetir o uso de um par de meias

Usar o mesmo par de meias mais de uma vez pode representar um risco à saúde, alertam especialistas. Um estudo revelou que as meias apresentaram a maior contagem microbiana entre peças de roupa usadas uma vez, com até 9 milhões de bactérias por amostra. Os pés são o lar de até 1.000 espécies de bactérias e fungos, que se alimentam do suor e produzem odores fortes, como de “cebola podre” ou “queijo”.
A umidade retida pelo tecido cria um ambiente ideal para a proliferação desses micróbios, que podem sobreviver no algodão por até 90 dias. O perfil inclui até potenciais patógenos, como o fungo que causa o pé de atleta. “Os micróbios que vivem nas suas meias também podem se transferir para qualquer superfície com a qual entrem em contato”, explica o texto na Super Interessante.
Para reduzir os riscos, especialistas recomendam trocar as meias diariamente. Lavá-las a 60°C com detergente enzimático ou passá-las com ferro a vapor ajuda a eliminar os micróbios. Meias antimicrobianas ou de fibras de bambu podem ser alternativas, mas para as de algodão, lã ou sintéticas, o uso único é o ideal.
