Por questões ambientais, diplomacia norueguesa reúne-se com Lula

Na próxima semana, representantes da Embaixada da Noruega para o Clima e Florestas vão se reunir com o senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT), um dos coordenadores da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência, no Mato Grosso.
Segundo a Veja, o encontro terá como objetivo discutir a parceria entre Brasil e Noruega na área de desenvolvimento sustentável e explorar oportunidades para maior cooperação na área de cadeias de valor sustentáveis e transparência.
Na campanha do petista, Fávaro é responsável pela interlocução com o setor do agronegócio brasileiro e, entre as propostas apresentadas por ele ao plano de governo do presidenciável, o desenvolvimento sustentável é um dos pilares principais.
Esse posicionamento fez com que o parlamentar fosse procurado pelos noruegueses para o início de diálogos que podem resultar na retomada dos investimentos da Noruega no Brasil. O país europeu é considerado um dos maiores doadores do Fundo Amazônia, que conta com cerca de R$ 3 bilhões bloqueados. Os repasses foram suspensos em 2019, quando o atual chefe do governo, Jair Bolsonaro (PL), acabou com o comitê gestor do fundo.
A reunião de Fávaro com representantes da Embaixada da Noruega marcará o início da conversa para que os investimentos possam ser retomados em um próximo governo.