Apoie o DCM

Por unanimidade, TSE mantém proibição a Bolsonaro sobre discurso em Londres

O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um discurso de campanha em viagem a funeral da Rainha Elizabeth II, em Londres
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Eduardo Bolsonaro no Twitter

Na manhã desta quinta-feira (21), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do ministro Benedito Gonçalves que proibiu o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar em sua campanha imagens do discurso que proferiu na sacada da embaixada brasileira em Londres, no domingo (18).

A decisão foi mantida por unanimidade dentro do plenário.

Bolsonaro usou a passagem pela embaixada do Brasil em Londres para fazer um discurso em tom eleitoral para seus apoiadores brasileiros presentes local.

Além de usar a viagem para fazer campanha política, o chefe do Executivo aaproveitou para direcionar diversos ataques contra seu principal adversário no pleito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ação foi protocolada pela senadora e candidata à Presidência Soraya Thronicke (União), que informou que Bolsonaro tem se “notabilizado pela utilização de eventos a que comparece na condição de chefe de Estado, custeados com recursos públicos e inacessíveis aos demais candidatos, com posterior divulgação em meios oficiais e redes sociais de campanha, para promoção de sua candidatura à reeleição”.

Para o magistrado, que é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, a embaixada foi utilizada de forma irregular.

“Os elementos presentes nos autos são suficientes para concluir, em análise perfunctória, que o acesso à Embaixada, por força do cargo de Chefe de Estado, foi utilizado em proveito da campanha. A repercussão do vídeo na internet, com mais de 49.000 (quarenta e nove mil) visualizações, demonstra que o alcance do ato não se restringiu ao pequeno grupo presente ao local”, afirmou na decisão liminar (provisória).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link