Porto Alegre pode ficar alagada por mais de um mês após nova onda de chuvas

As recentes chuvas que caíram no fim de semana em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul elevaram o nível da água do lago Guaíba, que agora passou dos 5 metros. Com isso, a previsão é que novas enchentes atinjam a capital gaúcha nesta terça (14). A situação tende a ser mais grave do que em 1941, quando a cidade ficou alagada por 32 dias.
O professor Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirma que é difícil prever por quanto tempo a região metropolitana deve permanecer debaixo d’água. As novas chuvas estão ampliando as áreas alagadas, e ainda não há indícios de melhora nos próximos dias.
Além das chuvas no continente, a situação do oceano Atlântico na região também prejudica o escoamento da água. Os ventos contrários ao escoamento e a permanência de marés altas devido a tempestades e ciclones em região oceânica contribuem para o agravamento da situação.
Porto Alegre está localizada no nível do mar, o que dificulta o escoamento, e fica próxima ao Planalto Meridional. A cidade está às margens do Guaíba, onde desembocam os principais rios da região. O aumento do nível do lago devido às chuvas afeta não apenas Porto Alegre, mas também regiões vizinhas, causando preocupações com erosão e danos na cidade.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link