Porto de Paranaguá lidera exportações de carne no país

Com 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, embarcação conta com capacidade de até 15.413 TEUs. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
O Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, confirmou sua liderança nas exportações brasileiras de carne entre janeiro e maio de 2025. No período, o terminal respondeu por 35,1% de todas as exportações de proteína animal congelada do país, incluindo frango, carne bovina e suína. Apenas o frango representou 44% de toda a exportação nacional da ave, mais que o dobro da participação do Porto de Santos, que ficou com 20,9%.
Ao todo, foram embarcadas 1.280.167 toneladas de carnes no período, um crescimento de 9,9% em comparação com os cinco primeiros meses de 2024. O volume de frango congelado alcançou 923.477 toneladas, superando os números do ano passado, mesmo com restrições pontuais causadas por focos de gripe aviária registrados em outros estados.
O bom desempenho é impulsionado por uma combinação de fatores. A infraestrutura do porto foi reforçada com melhorias no canal de acesso, aumento da profundidade e mais de 5 mil conexões para contêineres refrigerados. Além disso, o Paraná lidera a produção nacional de frango, com 34,6% do total até março de 2025, e mantém posição de destaque também na produção de carne suína.
Os principais destinos da proteína exportada pelo porto incluem China, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita. O cenário reforça o papel estratégico de Paranaguá na logística do agronegócio brasileiro, projetando o terminal como um dos mais importantes do mundo para a saída de carnes e consolidando o protagonismo do Paraná no comércio exterior.