Apoie o DCM

Portugal: Partido Socialista vence eleições municipais, mas sofre derrota surpreendente em Lisboa

António Costa, primeiro-ministro de Portugal
António Costa, primeiro-ministro de Portugal

O Partido Socialista (PS), do primeiro-ministro António Costa, sofreu uma derrota inesperada nas eleições municipais de Portugal.

O PS perdeu em Lisboa pela primeira vez em 14 anos.

Carlos Moedas, candidato do Partido Social-Democrata (PSD), venceu na capital do país por apenas um ponto percentual, garantindo 34,25% para a aliança de centro-direita com o conservador CDS-PP.

“É lamentável, mas é assim que funciona a democracia. Como todos sabem, a derrota foi inesperada… Sinto-me frustrado, obviamente”, disse António Costa sobre a derrota em Lisboa.

 

Países governados pela esquerda lideram vacinação contra Covid-19 na Europa

Os países governados pela esquerda são campeões de vacinação contra a Covid-19 na Europa. É o caso de Portugal e Espanha, líderes tanto no percentual da população totalmente vacinada quanto na porcentagem dos que receberam ao menos uma dose.

Mais de 76% da população portuguesa está completamente vacinada contra o coronavírus, à frente da Islândia (73%), que também é governada por uma coalizão de esquerda, Bélgica (71,9%) e Irlanda (71,7%), esses dois últimos governados por conservadores. Os dados são do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças.

Dentre os países mais populosos da Europa, é a Espanha que se destaca, com 70,4% da população totalmente vacinada, à frente da França (67%), governada por um movimento de esquerda e direita; Reino Unido (66,7%, segundo a plataforma Our World In Data), governado pelos conservadores; Itália (65%), administrada por uma coalizão de todos os espectros políticos; e Alemanha (62,2%), liderada por uma coalizão entre conservadores e social-democratas.