Apoie o DCM

Possível ciclone bomba põe Sul em alerta para granizo e ventos fortes

Imagem de satélite de sistema meteorológico sobre o oceano
Foto: Divulgação/NASA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) monitora um sistema de baixa pressão que pode dar origem a um ciclone extratropical intenso entre a Argentina, o Uruguai, o Sul do Brasil e o Oceano Atlântico. Há condições para uma ciclogênese explosiva, fenômeno conhecido popularmente como “ciclone bomba”, mas o instituto ainda não confirmou essa classificação.

Os principais impactos podem ocorrer entre quinta-feira (6) e sábado (8), sobretudo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. O sistema pode provocar chuva, temporais, descargas elétricas, granizo e rajadas de vento. Em áreas terrestres do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as rajadas podem superar 60 km/h; ventos acima de 100 km/h são previstos sobre o Atlântico, próximo ao centro do ciclone.

O Inmet prevê aviso laranja para tempestades na quinta-feira (6) no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Paraná, em Santa Catarina e em todo o Rio Grande do Sul. Após o afastamento do sistema em direção ao Atlântico Sul, uma massa de ar frio pode avançar pelo centro-sul do país e derrubar as temperaturas também em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. A trajetória e a intensidade do fenômeno ainda podem mudar.