Possível fruto de garimpo ilegal, ouro achado com Valdemar seria “presente de amigo”

Aliados de Valdemar Costa Neto afirmam que a pepita de ouro apreendida pela Polícia Federal (PF) em sua residência, em Brasília, seria um “presente” que o presidente do PL recebeu “de um amigo”. Com informações da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.
Segundo pessoas próximas do político, Valdemar não tinha certeza se a pedra era realmente de ouro. A perícia da PF confirmou que se trata de uma pepita de ouro, pesando 39,18 gramas, com 95,26% de pureza.
Investigadores suspeitam que a compra de ouro possa estar ligada à lavagem de dinheiro, devido à dificuldade de rastrear a extração e a origem desse tipo de mineral. Há indícios de que a pepita seja fruto de garimpo ilegal. “O programa Ouro Alvo é capaz de identificar a origem”, disse um integrante da corporação.
Valdemar está preso por posse ilegal de arma de fogo e usurpação mineral, sem possibilidade de fiança. O presidente do PL precisará passar por audiência de custódia antes de ser liberado.