Apoie o DCM

Posso comprar bebidas alcoólicas e destilados em supermercados? Saiba se é seguro

Prateleiras de bebidas alcoólicas em supermercado – Foto: Reprodução

Com o aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, especialistas e entidades reforçam que o consumo seguro depende da procedência do produto. A Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) alerta que o consumidor deve comprar apenas em locais de confiança e observar detalhes como lacre intacto, rótulo original e coloração padronizada. “O avanço do mercado ilegal de bebidas alcoólicas no Brasil representa uma ameaça grave à saúde pública, fragiliza a arrecadação tributária e alimenta a cadeia do crime organizado”, afirmou a entidade.

De acordo com a ABBD, cerca de 28% das bebidas destiladas comercializadas no país são ilegais, envolvendo sonegação fiscal, contrabando e falsificação. Um estudo da Euromonitor International estima que esse mercado irregular cause prejuízos de R$ 28 bilhões à economia e à saúde pública. As principais fraudes ocorrem quando criminosos reenchem garrafas de marcas conhecidas com líquidos de baixa qualidade ou utilizam álcool impróprio para o consumo humano, o que pode causar graves intoxicações e reações alérgicas.

O Ministério da Saúde também orienta cautela. O ministro Alexandre Padilha recomendou que a população evite o consumo de destilados incolores sem origem comprovada. “Na condição de ministro e como médico, a recomendação é que se evite ingerir produto destilado, sobretudo os incolores, que você não tenha absoluta certeza da origem. Não faz problema nenhum na vida de ninguém evitar o consumo”, destacou.