Apoie o DCM

“Pouca gente na redação. É um sofrimento”: Funcionários da Jovem Pan denunciam exploração

Do Notícias da TV:

Funcionários da Jovem Pan estão denunciando seus chefes por exploração de trabalho após serem informados de que terão aumento de jornadas sem remuneração e corte de folgas sem qualquer tipo de compensação. “Tem pouca gente na redação pra botar os jornais no ar, é um sofrimento”, afirma um repórter ao Notícias da TV.

A reportagem apurou que a redação de Jornalismo da rádio localizada na Avenida Paulista foi informada por um e-mail de que as escalas de plantões sofreriam alterações. Na Jovem Pan, todos trabalhavam um fim de semana (sábado e domingo) e folgavam nos três seguintes –um esquema comum na maioria das redações de hard news.

Entretanto, vendo a necessidade de aumentar a produção, mas sem autorização para contratar mais profissionais, o chefe de Jornalismo, Rodrigo Mariz, teria apresentado um plano para o dono da emissora, Tutinha de Carvalho, e depois apenas comunicado às equipes por um e-mail confuso e com erros de português.

A mudança transforma as quatro equipes (uma para cada fim de semana) em três, o que resulta no corte de um fim de semana de intervalo. Se antes eles trabalhavam um e folgavam três, agora só vão descansar por dois. Além disso, em caso de emenda de plantão normal com plantão de feriado, alguns podem ter que trabalhar por 19 dias seguidos sem direito a folga.

(…)

.x.x.x.

LEIA TAMBÉM: Ex-radialista da Jovem Pan denuncia campanha antivacina da rádio