Apoie o DCM

“Poucos países vivem um negacionismo tão grande no combate a covid”, diz Dimas Covas

O diretor do Instito Butantan Dimas Covas Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Do UOL:

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou hoje que o Brasil é negacionista em relação à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, as medidas de prevenção contra a covid-19 são combatidas em poucos países, assim como acontece no Brasil. A declaração foi dada durante o evento Frente à Covid, da Academia Nacional de Medicina.

“Poucos países têm vivido um negacionismo tão grande em relação às medidas de combate a epidemia [como o distanciamento social e o uso de álcool]. No Brasil, vemos nossas autoridades estimularem o contrário, não o combate, mas sim a disseminação como uma engenharia social perversa para favorecer a chamada imunidade de rebanho. É um incentivo para a transmissão do vírus”.

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para usar o isolamento social como um dos principais recursos de controle da covid-19. Em meio ao pior momento da pandemia no país, Bolsonaro chamou as determinações de fechamento de atividades não essenciais de “frescura” e “mimimi”.

(…)