Apoie o DCM

Poupado na Lava Jato, Álvaro Dias defende Moro e crítica Bolsonaro

De Daniel Carvalho, da Folha, e Luciana Amaral, do UOL.

Um dos principais entusiastas do ingresso do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro na vida política, Alvaro Dias (PR), líder do Podemos no Senado, vê limitações nas condições de trabalho dadas pelo presidente Jair Bolsonaro a seu ministro da Justiça.

“O que vimos é que não [tem liberdade para trabalhar]. Para dar um exemplo, logo no início, ele quis o Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] no Ministério da Justiça. Aparelhou o Coaf, instrumentalizou convenientemente, nomeou o coordenador do Coaf. E, logo a seguir, foi desautorizado, o coordenador foi demitido, o Coaf foi transferido [para o Ministério da Economia]. Só para citar um exemplo, podemos citar outros”, disse Dias em entrevista em estúdio compartilhado entre Folha e UOL em Brasília.

Para o senador, Moro tem vencido “tempestades do governo” porque “adquiriu um patrimônio inesgotável” até diante das suspeitas sobre sua atuação como juiz levantadas por reportagens publicadas pelo site The Intercept Brasil e outros veículos, como a Folha, com base em mensagens vazadas.

“O Intercept não conseguiu desidratar a popularidade do ministro. As trapalhadas do presidente também não”, disse Dias.

(…)