Apoie o DCM

“Povo burro” e “chimpanzil”: Prefeita de Aracaju processa Arthur do Val

Ex-deputado chamou população aracajuana de “gente burra” e comparou a um “chimpanzil”. Foto: Reprodução

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), anunciou neste sábado (12) que adotará medidas legais contra o ex-deputado Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, após declarações consideradas xenofóbicas contra os moradores da capital sergipana. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Arthur chamou de “povo burro” e “chimpanzil” o público que aplaudiu a promessa de um novo show de Wesley Safadão no Forró Caju 2025.

A prefeita classificou a fala como criminosa e reafirmou que não aceitará ataques à população aracajuana. “Pode me criticar, mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Isso é crime de xenofobia, e será tratado como tal”, declarou Emília em vídeo. Ela ainda lembrou que Arthur já havia sido cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo após declarações ofensivas contra mulheres ucranianas.

A repercussão levou o deputado federal Ícaro de Valmir (PL-SE) a apresentar uma notícia-crime ao Ministério Público Federal contra Arthur do Val. O parlamentar disse que é inaceitável que o preconceito se manifeste novamente por parte do ex-deputado, agora contra a população do Nordeste.

Emília Corrêa finalizou seu posicionamento afirmando que defenderá os aracajuanos com todas as medidas legais possíveis. “Enquanto eu estiver prefeita, isso não vai acontecer. Meu povo será defendido e protegido”, declarou. O caso gerou ampla reação nas redes sociais e deve ser analisado nos próximos dias pelo MPF.