Apoie o DCM

Povos do Xingu protestam contra indígena ‘quinta coluna’ que viajou com Bolsonaro à ONU

Do Globo

Bolsonaro e Ysani Kalapalo

Caciques de 14 povos indígenas do território do Xingu, em Mato Grosso, e a Associação Terra Indígena Xingu protestaram contra o convite feito por Jair Bolsonaro para que a indígena Ysani Kalapalo integre a comitiva do presidente na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas ( ONU ), nesta terça-feira. Ysani é bolsonarista, defende o presidente nas redes sociais e está com frequência em Brasília, em apoio a atos da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Ela não conta com apoio das lideranças do Xingu, nem mesmo do cacique dos kalapalo.

As 14 lideranças e a associação representativa do território do Xingu divulgaram um manifesto contra a representação de Ysani na comitiva presidencial na ONU. Intitulado “carta de repúdio”, o documento diz que o convite a Ysani “demonstra mais uma vez o desrespeito com os povos e lideranças indígenas renomados do Xingu”. A jovem embarcou a Nova York, nesta segunda, junto com a comitiva do presidente.

“Desrespeita-se a autonomia própria das organizações dos povos indígenas de decisão e indicação de seus representantes em eventos nacionais e internacionais”, cita a carta. “O governo brasileiro ofende as lideranças ao dar destaque a uma indígena que vem atuando constantemente em redes sociais com objetivo único de ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena do Brasil.”

(…)