Apoie o DCM

PP de Ciro Nogueira entra na Justiça para se desvincular de Bolsonaro no Piauí

Foto de Bolsonaro com cara preocupada e mão direita no olho. Ao lado esquerdo, Ciro Nogueira tem olhar de desprezo
Bolsonaro e Ciro Nogueira. Foto: Sérgio Lima / Poder 360

O diretório estadual do PP no Piauí entrou com uma ação no TER (Tribunal Regional Eleitoral) para que o partido não tenha sua imagem vinculada ao do presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado. A decisão da legenda surpreende, já que o ministro-chefe da Casa Civil é Ciro Nogueira, uma das principais lideranças da agremiação.

O pré-candidato ao governo Silvio Mendes, a pré-candidata a vice Iracema Portela e o pré-candidato ao Senado Joel Rodrigues aparecem em uma imagem ao lado do chefe do executivo federal. No entanto, o PP afirma que é uma montagem e “não passa de fake news”.

“O Diretório Estadual do Partido Progressista, por sua assessoria jurídica, reitera o seu compromisso com o combate à disseminação de Fake News. A representação eleitoral citada na notícia foi ajuizada com o intuito de impedir a disseminação de noticias falsas decorrentes de montagem feita na arte de divulgação do evento partidário que se realizaria na cidade de Floriano-PI, no dia 03 de junho de 2022. A inclusão fraudulenta da imagem do Presidente Bolsonaro no convite da reunião partidária tinha o condão de criar a falsa expectativa quanto à sua presença naquela ocasião, que não fazia parte da sua agenda nem de seu partido político, este com pré-candidato próprio ao Governo do Estado do Piauí”, diz trecho da nota.

Bolsonaro é rejeitado por 70% dos eleitores do Piauí. Por conta disso, o grupo do ex-governador Wellington Dias tem usado a imagem para criticar a candidatura do ex-prefeito de Teresina.

Confira abaixo a nota do PP do Piauí sobre o tema

“O Diretório Estadual do Partido Progressista, por sua assessoria jurídica, reitera o seu compromisso com o combate à disseminação de Fake News. A representação eleitoral citada na notícia foi ajuizada com o intuito de impedir a disseminação de noticias falsas decorrentes de montagem feita na arte de divulgação do evento partidário que se realizaria na cidade de Floriano-PI, no dia 03 de junho de 2022. A inclusão fraudulenta da imagem do Presidente Bolsonaro no convite da reunião partidária tinha o condão de criar a falsa expectativa quanto à sua presença naquela ocasião, que não fazia parte da sua agenda nem de seu partido político, este com pré-candidato próprio ao Governo do Estado do Piauí.

Portanto, a ação judicial em referência tratou especificamente da falsa inclusão da imagem de Bolsonaro na mídia publicitária que divulgou evento nas redes sociais. Esse encontro estava marcado para acontecer no dia seguinte ao do ajuizamento da ação, e não tratou de apoio à reeleição do mesmo, como explicitado na matéria.

A manipulação não autorizada do uso da imagem pessoal de pessoas políticas por terceiros configura violação à legislação brasileira, especialmente quando se trata material de propaganda partidária, devendo ser fiscalizada e combatida pela Justiça Eleitoral.

Portanto, as distorções referentes ao apoio ao gestor federal produzidas pela matéria jornalística não advêm da postura do diretório estadual do PP, ao contrário, o Progressistas continuará atuando no sentido de impedir que haja divulgação de imagens fraudulentas envolvendo suas atividades e também quanto à agenda do presidente Bolsonaro”.

Deputado estadual Júlio Arcoverde

Presidente do Progressistas do Piauí

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link