Praia, pagode e cerveja: como era a vida de Leandro Lo antes de ser assassinado com tiro na testa por um policial

Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jitsu que foi assassinado numa festa em São Paulo na madrugada deste domingo (7) e teve morte cerebral confirmada, tinha 33 anos e começou a treinar aos 14, no Projeto Social Lutando pelo Bem (PSLPB), do professor Cícero Costha.
Em seu perfil no Instagram, onde acumulava mais de 450 mil seguidores, além de registrar suas conquistas no esporte, o atleta compartilhava fotos em família, cliques de viagens a algumas das praias mais conhecidas do mundo e até mesmo sua parceria com a Cerveja Praya, bebida com a qual já posou diversas vezes.
O lutador levou um tiro na testa após uma discussão durante o show de pagode do grupo Pixote, quando Lo chegou a imobilizar o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, identificado como principal suspeito do crime, que aconteceu no Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul da capital paulista.
Após se afastar, o agressor sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça do lutador, fugindo em seguida.
Nascido em 11 de maio de 1989, na Zona Oeste de São Paulo, ele foi campeão mundial de jiu-jítsu em cinco categorias diferentes, conquistou cinco Copas do Mundo da modalidade e ainda ganhou oito Pan-americanos. Sua primeira conquista foi em 2012, na categoria peso-leve. Já a última, em 2022, competindo como meio-pesado.
A última publicação feita por Leandro Lo em sua página no Instagram foi feita há cinco dias e falava do próximo campeonato que ele iria disputar. A luta estava marcada para a próxima sexta-feira (12) e o atleta iria para Austin, nos Estados Unidos. Na rede social, ele também postava publicidades de uma marca de kimonos e celebrava encontros com outros ídolos do esporte, como Xande Ribeiro. “Desde faixa colorida assisto as lutas dessa lenda. Me inspirei muito nele, muita técnica e uma calma de samurai. Obrigado pela moral e todos ensinamentos sempre, tamo junto”, escreveu ele, na legenda de uma foto em que os dois aparecem juntos, postada em outubro do ano passado.
Lo também aparece sorridente em cliques feitos em pontos turísticos conhecidos do Brasil e do mundo, como Tulum, na região de Cancún, no México, para onde viajou no fim de 2021, e Fernando de Noronha, uma das ilhas mais badaladas do país, lugar no qual ele passou o réveillon de 2019. Ainda no Instagram, ele fazia questão de se declarar à família em datas comemorativas, como Dia das Mães e aniversários de parentes.