Apoie o DCM

Praias de Ubatuba (SP) estão contaminadas por cocaína e cafeína, revela estudo

Praia Grande, na região central de Ubatuba, em São Paulo. Foto: reprodução

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Oceanografia da USP identificou resíduos de fármacos, cafeína, analgésicos, anti-inflamatórios e até componentes da cocaína nas águas costeiras de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Áreas ecológicas como a enseada do Flamengo e a baía da cidade, importantes para o turismo e a preservação ambiental, também foram afetadas.

O estudo, realizado por Luciana Rocha Frazão, destacou que 15 dos 22 componentes-alvos foram encontrados desde regiões litorâneas até áreas mais afastadas. “As características físico-químicas desses compostos não permitem sua diluição completa, e os tratamentos de esgoto não conseguem eliminá-los”, explicou a pesquisadora.

A contaminação extensa ameaça os ecossistemas marinhos e pode trazer impactos graves à saúde pública e à economia local, especialmente para a pesca. “Esse acúmulo pode resultar em mudanças significativas que passam despercebidas até que um ponto de inflexão seja atingido”, alertou Luciana.

Os resultados do estudo ressaltam a urgência de ações para mitigar a contaminação química, considerada pela ONU parte da “tripla crise planetária”, que envolve mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição química.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line