“Preciso parar de falar um mês pra recuperar a voz”, diz Lula em Belém

Durante um encontro com profissionais da cultura e artistas em Belém, na capital do Pará, nesta quinta-feira (1), o ex-presidente e candidato Lula (PT), brincou que precisa de um mês para se recuperar da rouquidão na voz, apresentada recentemente no debate presidencial no último domingo (28). A rouquidão na voz do líder petista, acabou se tornando uma preocupação entre seus aliados.
Segundo integrantes da sua campanha eleitoral, afirmam que o ex-presidente tem um bom estado de saúde, garantindo que a agenda movimentada é a explicação para a rouquidão, além de um refluxo gástrico adquirido por ele. Mas informam que o petista têm tomado bastante água, feito um tratamento caseiro com mel e exercícios com fonoaudiólogos semanalmente.
Outra preocupação de seus aliados, é que a rouquidão de Lula passe para o público uma imagem de agressividade no discurso, já que o petista precisa fazer muito esforço para falar.
O médico de Lula, Roberto Kalil Filho afirma que o candidato está saudável e diz que não há nenhum sinal de recidiva do câncer de laringe, e reforça que Lula faz ginástica todos os dias das 6h às 8h.: “Ele realizou um check-up em março e os exames estavam dentro da normalidade”, diz o cardiologista.
O candidato ao PT, falou brevemente por quase 35 minutos, tempo que vem sendo notado durante seus últimos discursos, e sobre o olhar da esposa diz: “Eu vou ser curto porque toda hora que eu levanto a Janja fala: economiza a voz, economiza a voz…”, disse ele.
É importante ressaltar que os questionamentos levantados sobre a voz do petista, é uma referência a um câncer que Lula enfrentou em maio de 2011. Há dez anos, o ex-presidente foi diagnosticado com um tumor maligno na laringe. Mas em outubro de 2012, depois de tratamento com quimioterapia, foi declarado curado da doença.