Apoie o DCM

Prédios luxuosos de Miami estão afundando, alertam especialistas

A descoberta foi feita por análise de imagens de satélite. Foram usados cerca de 223 registros feitos pelos satélites europeus, os Sentinel-1 e 102, e de um sensor alemão chamado TerraSAR-X, entre os anos de 2016 e 2023. Foto: Reprodução

Um estudo da Universidade de Miami revelou que 35 edifícios de alto padrão em Miami estão afundando, com deslocamentos que variam de dois a oito centímetros. A descoberta foi feita por meio de imagens de satélite, analisando estruturas fixas como varandas e máquinas de ar-condicionado. O alerta ganhou força após o desabamento de um prédio em Surfside, em 2021, que causou a morte de 98 pessoas.

Os edifícios afetados estão localizados em um raio de 19 quilômetros, incluindo Miami Beach e Sunny Isles Beach. De acordo com o engenheiro Julio Timerman, diretor do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), o problema está relacionado à geologia da região. “O solo de Miami é feito de rocha calcária, que tem certa elasticidade e pode causar esse tipo de reação nas estruturas. Não é normal, mas é controlável e requer monitoramento”, afirmou.

Especialistas destacam a importância de monitorar continuamente os prédios, já que essas mudanças podem comprometer a segurança das estruturas a longo prazo. Apesar de não ser uma situação nova, a análise reforça a necessidade de medidas preventivas, incluindo inspeções regulares e avaliações geotécnicas mais detalhadas. Do UOL.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line