Prefeito de Igarapé Grande é acusado de matar PM em vaquejada no Maranhão

Na noite de domingo (6), o policial militar Geidson Thiago da Silva dos Santos foi morto a tiros durante uma vaquejada em Trizidela do Vale, município situado a aproximadamente 280 km de São Luís. O principal suspeito é o prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), de 27 anos.
Segundo testemunhas, uma discussão entre o prefeito e o policial escalou para agressões físicas, momento em que João Vitor teria sacado uma arma e disparado pelo menos cinco vezes contra Geidson, que estava de folga. O PM foi socorrido e levado a um hospital em Pedreiras, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para uma unidade com mais estrutura, onde não resistiu.
A Polícia Civil do Maranhão está investigando o caso, analisando imagens de câmeras de segurança e ouvindo testemunhas para esclarecer a dinâmica e motivação do crime. O corpo do policial foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais.
João Vitor Xavier é sobrinho do ex-prefeito de Igarapé Grande e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier. Durante as eleições municipais de 2024, declarou à Justiça Eleitoral ter ensino médio completo e ocupação como estudante, bolsista ou estagiário. Até o momento, ele não foi localizado pelas autoridades.