Prefeitura de Madri usa “black face” em peça sobre os Reis Magos: “Erro lamentável”

A Câmara Municipal de Madrid se retratou na última sexta-feira (5) após uma polêmica envolvendo a transmissão de um vídeo onde um ator utilizava blackface para interpretar o rei Baltasar.
O vídeo, enviado recentemente a várias crianças que o solicitaram na prefeitura de um bairro, mostrava um ator branco retratando Baltasar com maquiagem marrom, uma prática denominada “black face” e repudiada pelo movimento negro ao redor do mundo e proferindo um espanhol ruim, com um sotaque forçado. A prática é condenada pois utiliza um ator branco em um papel que deveria ser desempenhado por um negro.
María Inmaculada Sanz Otero, a segunda pessoa no comando da Câmara Municipal, admitiu o erro à imprensa. Ela destacou que o ator não foi a escolha apropriada para essa representação e enfatizou que estão buscando explicações da empresa responsável pela produção dos vídeos. “É um erro lamentável”, afirmou.
Na Espanha, os Três Reis Magos – Melchor, Gaspar e Baltasar – costumeiramente presenteiam crianças na manhã do dia 6 de janeiro após desfilarem pelo país no dia anterior.