Apoie o DCM

Prefeitura de São Paulo suspende serviço de aborto legal em hospital referência

Hospital Municipal e Maternidade da Vila Nova Cachoeirinha. Foto: Divulgação/São Paulo

 

A Prefeitura de São Paulo tomou a decisão de desativar o serviço de aborto legal no Hospital Municipal e Maternidade da Vila Nova Cachoeirinha, localizado na Zona Norte da capital. Este hospital é o único no estado que realiza o procedimento quando a gestação ultrapassa as 22 semanas.

O aborto legal é um procedimento de interrupção de gestação autorizado pela legislação brasileira em casos específicos, e deve ser oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é permitido quando a gravidez é resultado de estupro, quando há risco à vida da gestante, ou quando há diagnóstico de anencefalia do feto.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu uma nota informando que a suspensão temporária do serviço visa possibilitar a realização de cirurgias eletivas, mutirões cirúrgicos e outros procedimentos relacionados à saúde da mulher.

Além do Vila Nova Cachoeirinha, o procedimento continua disponível em outros quatro hospitais na cidade de São Paulo: Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), Hospital Municipal Tide Setúbal, e Hospital Municipal e Maternidade Mário Degni (Jardim Sarah).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link