Prefeitura de SP censura show de banda após ato pró-Palestina

A banda “Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo” sofreu censura durante sua apresentação na Praça do Patriarca, em São Paulo, na sexta-feira (11), durante a Semana do Rock. Um telão mostrou mensagens de apoio à Palestina e outros países do Sul Global.
O show, promovido pela Prefeitura, foi encerrado com 20 minutos de antecedência, deixando sete músicas de fora, segundo a empresária do grupo, Francesca Ribeiro. Trata-se da mesma prefeitura do bolsonarista fake Ricardo Nunes, que exibe as cores da bandeira dos Estados Unidos na sede do Viaduto do Chá.
Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura negou ter interrompido o show, mas confirmou que desligou o telão e reduziu o som, alegando que manifestações no palco feriam cláusulas contratuais por conter ofensas contra terceiros. Mentira. A banda mostrou que o contrato não proibia manifestações políticas e que o conteúdo projetado fazia parte do show.
do nada Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo na praça Patriarca pic.twitter.com/TL0L7XP7gv
— under my name here am I (@pedroprogresso) July 11, 2025
Durante a performance, foram exibidas mensagens como “Palestina Livre”, “boicote Israel” e uma imagem de Donald Trump em chamas. Após o desligamento do telão, a vocalista Sophia Chablau criticou a prefeitura e defendeu o direito de se manifestar: “O governo federal apoia a Palestina. A cultura é isso”. Segundo Francesca, a produção ameaçou cortar o som caso novas falas fossem feitas.
Uma bosta essa situação mas ao mesmo tempo dá um negócio gostoso no peito saber que temos hoje uma banda com ideais e que levanta bandeiras políticas
estamos com vocês sophia chablau e uma enorme perda de tempo pic.twitter.com/KiuTN4fb50
— waguinho mpbdoll (@wagrods) July 11, 2025