Apoie o DCM

Prefeitura de SP decide pagar dívida milionária a empresa que administra garagem subterrânea na Paulista

Garagem subterrânea Trianon. (Foto: Construbase)

A Prefeitura de São Paulo reconheceu uma dívida significativa com o Consórcio Parque Trianon, responsável pela concessão de uma garagem subterrânea na região da Avenida Paulista desde 1996. A concessão abrange construção, operação e administração do espaço, que está localizado na área subterrânea do Parque Trianon, na Praça Alexandre de Gusmão.

O Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, formalizou o reconhecimento da dívida no valor de aproximadamente R$ 125 milhões (R$ 124.770.619,18) por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da Cidade, datada de terça-feira, 12 de dezembro de 2023. A Secretaria esclareceu que esse reconhecimento reflete prejuízos financeiros acumulados ao longo do contrato, especialmente a partir de 2001, indicados pelo Consórcio.

A publicação oficial menciona que o processo agora avança para outras instâncias da Prefeitura para a definição dos termos e prazos de ressarcimento. O contrato de concessão, estabelecido em 1996 e com término previsto para 2026, incluía a execução de projetos, obras, manutenção e operação do serviço de estacionamento pela Concessionária, composta pelas empresas Construbase Engenharia, Paulitec Construções e Primeira Estacionamentos.

Apesar dos prejuízos econômico-financeiros, a SMT destaca que a Concessionária nunca deixou de cumprir suas obrigações contratuais. O projeto da garagem subterrânea Trianon, que resultou em 500 vagas de estacionamento, tinha como premissa a preservação da configuração da praça, conectando a Alameda Santos à Alameda Jaú por meio de um único circuito horizontal e vertical.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link