Apoie o DCM

Prefeituras aprovam medidas de estímulo à economia com alta de casos de coronavírus

 Foto: Fabrice Coffrini / AFP

Do Globo:

O aumento de casos de Covid-19 tem levado prefeituras a adotarem medidas para atenuar os efeitos do recrudescimento da doença e mitigar os possíveis impactos na retomada econômica. Entre as ações estão a ampliação dos prazos para pagamento de impostos e a prorrogação de programas de renda básica criados durante a pandemia, a exemplo do auxílio emergencial do governo federal.

O desafio dos municípios foi um dos temas de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) com 82 gestores eleitos e reeleitos, na última terça-feira. — Todas as prefeituras estão tentando trabalhar algum programa de incentivo, de alongamento de pagamento de tributos. A gente percebe que é necessário neste momento um apoio para o setor produtivo, principalmente o pequeno comércio, que foi mais castigado — afirma Jonas Donizette, prefeito de Campinas e presidente da FNP.

Donizette, que será sucedido pelo aliado Dário Saadi no comando da cidade a partir de 2021, diz que Campinas já aprovou ações como a prorrogação dos prazos para pagamento da parcela municipal do Simples Nacional, regime pelo qual micro e pequenas empresas recolhem impostos.

(…)