Prefeituras formam consórcio nacional para adquirir vacinas contra coronavírus

Do Globo:
Um consórcio nacional promete colocar as Prefeituras na disputa pela compra de vacinas contra o coronavírus, na brecha deixada pela morosidade do Plano Nacional de Imunização. A formação do consórcio foi discutida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira, que contou com representantes de mais de 500 municípios brasileiros. Segundo o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizete, presidente da FNP, cerca de 100 cidades anunciaram adesão.
O GLOBO apurou que São Paulo, maior cidade do país, deve anunciar sua intenção de aderir ao consórcio até sexta-feira. “Todas as iniciativas para adquirir vacinas são válidas”, afirmou uma fonte da Prefeitura de São Paulo. Para as prefeituras, a principal vantagem da compra em consórcio é o ganho de escala e a condição de negociar volumes e prazos internacionalmente.
A compra de vacinas contra a Covid-19, porém, não deverá feita com recursos municipais. Donizete disse que o consórcio, que deve ser formalizado até o dia 22 de março, tem como objetivo usar recursos federais na aquisição – os mesmos que o Ministério da Saúde não está conseguindo gastar. – O ministro disse que não faltaria dinheiro para a compra de vacinas. Vamos indicar fonte de vacina e ter o recurso disponibilizado pelo governo federal – afirmou Donizete.
(…)