Preocupação: Fuga de garimpeiros pode gerar invasão a outras terras indígenas, avalia Funai

O possível destino dos garimpeiros que deixaram a Terra Indígena Yanomami tem gerado diversos temores. A maior preocupação é que essa fuga piore o quadro de invasão em outras áreas protegidas.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Lucia Alberta Andrade, destacou que esses garimpeiros podem ser deslocados para outras terras indígenas.
“Com essa saída desenfreada, esses garimpeiros podem ser deslocados para outras terras indígenas, tanto aqui em Roraima, como a Raposa Serra do Sol, como para outros estados onde tem bastante garimpo, como o Pará, na [Terra Indígena] Mundurucu e na Kayapó”, disse Lucia.
Ela também apontou que os invasores podem acabar entrando em contato com povos isolados. A maior preocupação, neste caso, é de que a aproximação dos garimpeiros possa levar patógenos para essas populações, uma vez que elas não têm imunidade contra diversas doenças.
“Existem três regiões dentro da TI em que há confirmação de povos isolados, que nunca tiveram contato nem com os yanomamis”, afirmou. “Por causa disso, qualquer contato com pessoas pode desencadear um genocídio”.
