Preparador físico peruano que imitou macaco em jogo contra Corinthians é condenado por racismo

A Justiça de São Paulo emitiu uma condenação contra Sebastian Avellino Vargas, preparador físico do time peruano Universitário, por realizar gestos racistas em direção aos torcedores durante um jogo contra o Corinthians, em julho deste ano. A decisão, proferida pela 29ª Vara Criminal da Barra Funda, estipula que Vargas pague dois salários mínimos a uma entidade social, sem a imposição de detenção.
O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, ao proferir a sentença, destacou a gravidade dos gestos, ressaltando que a imagem ultrapassou as fronteiras do campo e representou um ato de desprezo contra o ser humano, sendo difícil explicar para uma criança preta ou parda o significado dessas ações.
O preparador físico foi preso em flagrante após o jogo entre Universitário e Corinthians, em que testemunhas relataram que ele imitou um macaco em direção aos torcedores corintianos. O Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (GECRADI) do Ministério Público denunciou que a conduta depreciou e inferiorizou a coletividade de pessoas pretas e pardas.
Na ocasião, o clube Universitário criticou a detenção de Sebastian Avellino, alegando que ele estava sendo tratado como delinquente no Brasil e classificando a decisão como arbitrária. O clube reafirmou seu repúdio a qualquer forma de discriminação e destacou que torcedores do Corinthians ofenderam seus jogadores.
#Sudamericana | Sebastián Avellino, PF de Universitario, y sus ademanes racistas contra los hinchas de Corinthians
?Las imágenes, a las que accedió en exclusiva @okdobleamarilla, muestran al preparador haciendo gestos
?El profesional continúa detenido en San Pablo pic.twitter.com/Sc13AodT1b
— doble amarilla ⭐️⭐️⭐️ (@okdobleamarilla) July 13, 2023
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link