Presidente de federação de natação desiste de reeleição após denúncia de estupro de crianças

Foto: Reprodução/CNN Brasil
A Confederação de Desportos Aquáticos (CBDA) recebeu, nesta quarta-feira (22), uma nota oficial do presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Vitor Hugo Lopes Façanha, comunicando a sua diretoria sobre a desistência à reeleição para o quadriênio 2021/2024 à frente da instituição.
“Botinho”, como é conhecido, era o único candidato na disputa, que aconteceria no dia 29 de dezembro. Ele abandona a disputa após a CNN mostrar com exclusividade o relato de oito ex-nadadoras que o acusam de abuso sexual, entre os anos de 2008 e 2017, quando tinham entre 11 e 17 anos de idade. O ex-técnico nega as acusações.
A CBDA explica que as federações regionais atuam de forma independente na forma da constituição da Lei 9.615, a Lei Pelé, e que o impedimento legal para participação se dá apenas após o trânsito em julgado da sentença condenatória — ou seja, quando não cabem mais recursos.
O órgão esclarece ainda que, mesmo antes do comunicado divulgado pela Fada, a entidade já analisava propor uma recomendação de não participação na eleição, pois entende que tais fatos devem ser apurados com “extremo cuidado”. O Conselho de Ética da CBDA tem reunião hoje sobre o assunto.
(…)