Apoie o DCM

Presidente do Banco Central dos EUA diz que coronavírus deve afetar a atividade econômica da China e talvez do mundo

Passageiros usam máscaras para evitar a contaminação pelo coronavírus em estação ferroviária de alta velocidade, em Hong Kong, nesta quarta-feira (22) — Foto: Kin Cheung/AP

Do Globo:

O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) Jerome Powell demonstrou que a autoridade monetária americana está atenta aos avanço do coronavírus. Durante seu discurso após a decisão de manter os juros dos EUA inalterados, ele falou das preocupações com a doença.

— As incertezas que pairam sobre a economia global permanecem, incluindo àquelas relacionadas ao coronavírus — disse Powell. — O vírus deve afetar a atividade econômica da China e talvez do mundo.

Powell destacou o sofrimento humano que a doença tem causado e disse que o BC americano está atento à situação global:

— O coronavírus é uma questão séria, causa um sofrimento humano significativo. O Fed está monitorando cuidadosamente a situação dessa doença.

Nesta quarta, o Fed decidiu manter os juros americanos no intervalo entre 1,5% e 1,75%. Em decisão unânime, os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) justificaram a decisão tendo como base os atuais números da economia dos EUA.

“Os ganhos de emprego têm sido sólidos e a taxa de desemprego tem permanecido baixa”, disse o comitê do Fed em comunicado.

(…)