Apoie o DCM

Presidente do Einstein diz que “IA vai nos ajudar a enxergar o que o cérebro não consegue”

O cirurgião Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein. Foto: Reprodução

O cirurgião Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, disse em entrevista ao Estadão que a inteligência artificial vai nos ajudar a enxergar e alcançar diagnósticos que o cérebro, sozinho, não consegue realizar:

(…) Como cirurgião, acredito que o senhor esteja acostumado a ver de perto como a tecnologia evolui de forma muito veloz. Sua tese de mestrado foi sobre laparoscopia e, hoje, temos o boom de cirurgias robóticas. Entre tantas inovações com aplicações na medicina, qual é a que mais lhe entusiasma no momento? Por quê?

Para mim, a grande virada será com a medicina de precisão, que também se baseia em inteligência aumentada para analisar sequências genéticas. Ou seja, identificar padrões que o cérebro humano não consegue observar, mas que indicam características semelhantes entre determinados tipos de pacientes.

Os grandes avanços vão estar na medicina de precisão, usando a inteligência aumentada para diagnósticos que o cérebro humano é incapaz de alcançar, numa atividade muito mais preventiva do que curativa. (…)