Apoie o DCM

Presidente do Haiti dá golpe de Estado, prende sucessores e se mantém no poder

Do Brasil de Fato

Presidente do Haiti, Jovenel Moise declarou golpe de Estado no último dia de mandato, prendeu sucessores e se mantem no poder. – Telesur

O Haiti vive dias decisivos para a política nacional. O mandato constitucional do presidente Jovenel Moise terminou, no último domingo (7), no entanto, o mandatário não dá sinais de que irá deixar o poder.

Em um discurso na tarde de domingo, Moise afirmou ter impedido uma tentativa de golpe de Estado, que seria comandada pelo juiz Ivickel Dabrésil, do Tribunal de Cassação da corte suprema do Haiti e seu sucessor na presidência do país.

O presidente de fato disse que o plano golpista estava sendo monitorado pela segurança do Palácio Nacional desde novembro e que a polícia deveria buscar reunir-se com sua guarda pessoal para obter mais informações.

Sem comentar sobre período constitucional do seu mandato, Moise ofereceu a coletiva de imprensa no aeroporto internacional Toussaint Louverture, em Porto Príncipe, antes de embarcar para celebrar o Carnaval na cidade de Jacmel, 92 km a oeste da capital, na costa caribenha. (…)