Presidente do Ibama censura funcionários e restringe contato com a imprensa
Do Globo:
Uma portaria publicada nesta quinta-feira prevê restrições ao contato de servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a imprensa. A portaria foi publicada um dia depois reportagens que tiveram funcionários do órgão como fontes revelarem que o Ibama alterou normas para liberar a exportação de madeira nativa para os Estados e Europa.
Os servidores que ocupam cargos de chefia agora são obrigados a reportar à assessoria de comunicação qualquer tentativa de contato feita por repórteres ou veículos de imprensa. Eles também são obrigados a comunicar a assessoria sobre qualquer fato do qual eles tenham conhecimento e que seja potencialmente prejudicial à imagem do órgão. A portaria não especifica quais as punições às quais os funcionários que descumprirem as novas normas estão sujeitos.
A portaria também prevê que todo contato de servidor do Ibama com a imprensa deverá ser intermediado pela assessoria de imprensa do órgão. Esse “contato”, segundo as novas normas, incluem entrevistas em nome da instituição, repostas a perguntas enviadas por veículos de comunicação e envio vídeos ou áudios a repórteres. Na prática, isso impede que um servidor do Ibama repasse qualquer tipo de informação à imprensa sem que a assessoria de comunicação dê o seu aval.
(…)