Presidente do Ipea é denunciado à PGR após estudo que mostra a redução da fome no país

Erik Figueiredo, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) foi denunciado à Procuradoria-Geral da República por práticas abusivas após publicar estudo que mostra suposta redução da fome no Brasil. O estudo tem sido citado por Jair Bolsonaro, mas é alvo de críticas de especialistas no tema.
Pesquisadores do Ipea não podem dar entrevistas por conta da proximidade das eleições, mas o presidente do órgão tem feito publicações sob encomenda para beneficiar o presidente na reeleição. A informação é da coluna de Míriam Leitão no jornal O Globo.
Fabiano Contarato anunciou que vai convocar o presidente do instituto para prestar explicações sobre o tema.
“Estou solicitando que o presidente do Ipea venha ao Senado explicar a nota falsamente técnica que ele assinou para maquiar dados gritantes do crescimento da fome no Brasil sob o desgoverno Bolsonaro. A desnutrição e a insegurança alimentar desesperam a população”, disse o senador.
Estou solicitando que o presidente do IPEA venha ao Senado explicar a nota falsamente "técnica" que ele assinou p/ maquiar dados gritantes do crescimento da fome no Brasil sob o desgoverno Bolsonaro. A desnutrição e a insegurança alimentar desesperam a população. Não calaremos! pic.twitter.com/rJZDefTqa4
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) August 30, 2022