Apoie o DCM

Presidente do Paraguai não aceita renúncia de ministra da Justiça após fuga de presos

Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, participa de entrevista coletiva em Assunção, no dia 1 de agosto de 2019. Nesse dia, o Brasil e o Paraguai cancelaram o acordo de energia em relação à hidroelétrica de Itaipu. – AFP

De Izabela Sanchez do Campo Grande News.

A fuga em massa de 75 presos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) do Presídio de Pedro Juan Caballero, na linha de fronteira ao lado de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, levou à renúncia da Ministra da Justiça Cecilia Pérez, neste domingo (19), mas segundo o jornal paraguaio ABC Color, o presidente Mario Abdo Benítez não aceitou a demissão.

Os presos fugiram na madrugada deste domingo deixando para trás duas celas no pavilhão B, ala do PCC no presídio e as autoridades já falam em forte esquema de corrupção de agentes penitenciários e diretores para a fuga. Ainda assim, um túnel foi cavado na ala pelos presos, que empilharam sacos de areia nas celas.

O ministro do interior no Paraguai, Euclides Acevedo, chegou a declara que “a maioria fugiu pelo portão principal” e que o túnel serviu apenas para legitimar a fuga. Conforme apurou o Campo Grande News, aproximadamente 30 agentes penitenciários foram presos como medida preventiva das investigações.

(…)