Presidente do Uruguai critica fala de Lula sobre criação de ‘narrativa’ da Venezuela

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, criticou a alegação de Lula de que haveria “narrativas” sobre a situação política da Venezuela. Segundo o uruguaio, ele e o mandatário brasileiro possuem visões distintas sobre o tema. “Não temos a mesma definição de direitos humanos e democracia”, afirmou Lacalle Pou. A declaração ocorreu durante reunião com presidentes da América do Sul no Palácio do Itamaraty nesta terça (30).
“Não temos a mesma definição de direitos humanos e democracia”, diz presidente do Uruguai para Lula após fala sobre a Venezuela.
Lacalle Pou fez críticas ao regime venezuelano e afirmou que todos serão julgados por suas ações. pic.twitter.com/ezH8VvjN8T
— Metrópoles (@Metropoles) May 30, 2023
Líder de centro-direita, o presidente uruguaio se disse “surpreso” com a fala de Lula, que foi dita na recepção a Nicolás Maduro no Palácio do Planalto nesta segunda (29). “Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, da antidemocracia, do autoritarismo. Cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa para que possa efetivamente fazer as pessoas mudarem de opinião”, afirmou o presidente brasileiro na ocasião.
Lacalle Pou ainda afirmou que a posição de seu país sobre a Venezuela é conhecida. “Se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que se respeitem os direitos humanos, para que não hajam presos políticos, o pior que se pode fazer é tapar o sol com um dedo”, prosseguiu.
“Fiquei surpreso quando você falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”, diz Lacalle Pou para Lula.
Presidente do Uruguai contestou fala do presidente brasileiro durante reunião entre presidentes da América do Sul.
(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/jYhBDvN7ks
— Metrópoles (@Metropoles) May 30, 2023
O presidente uruguaio levantou o assunto por conta do debate sobre uma declaração final da reunião que fala da proteção da democracia, dos direitos humanos e das instituições na América do Sul. A fala foi transmitida em sua conta no Instagram.
