Presidente eleito da Colômbia quer vitória de Lula no Brasil

Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia, voltou a dizer que torce pela eleição de Lula (PT) no Brasil, em outubro próximo.
O político toma posse neste domingo (07/08) e compareceu a uma série de compromissos na capital colombiana neste sábado (06/08). À noite, esteve em um encontro com um grupo de 100 jornalistas estrangeiros em um hotel no bairro de Chapinero, onde recebeu também as delegações de outros chefes de Estado. Ao chegar, o presidente eleito cumprimentou os presentes um a um e ao ser questionado pela Folha de S.Paulo sobre a expectativa para as eleições no Brasil, foi sucinto: “Que ganhe Lula”.
No pleito colombiano, o petista também indicou, em junho, torcer pela eleição do ex-guerrilheiro, que ao fim derrotou o populista Rodolfo Hernández com estreita margem.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, dirigiu críticas e ironias a Petro, apesar de o Itamaraty ter apostado no pragmatismo ao parabenizá-lo pela vitória. O Brasil será representado na posse neste domingo justamente pelo chanceler Carlos França —Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos), que serão candidatos em outubro, preferiram não viajar. Outros líderes, porém, confirmaram presença em Bogotá, incluindo os chefes de Estado de Chile, Equador, Bolívia, Paraguai, Panamá, Honduras, Costa Rica e Argentina, além do rei espanhol Felipe 6º.