Apoie o DCM

Preso por ameaçar Felca tinha acesso clandestino a sistemas policiais

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi preso por ameaçar o youtuber Felca. Foto: Reprodução/Polícia Civil de Pernambuco

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos (22), preso nesta segunda (25) em Olinda (PE) por ameaçar o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tinha acesso a sistemas sigilosos de secretarias de segurança e do Judiciário de vários estados e lucrava vendendo informações privadas. Segundo a Polícia Civil, ele usava as informações com outro homem, que também foi detido.

De acordo com o delegado Guilherme Caselli, os dois não podem ser considerados hackers, mas “oportunistas”, já que compravam logins e senhas em bancos de dados para explorar brechas de segurança. Os acessos eram revendidos por cerca de R$ 30 em grupos no Telegram, onde também anunciavam outros serviços ilegais.

A polícia informou ainda que Cayo é investigado por participação em uma rede de exploração sexual de menores de idade por meio de “desafios” virtuais. A motivação para as ameaças contra Felca ainda é apurada. O delegado explicou que há indícios de envolvimento do suspeito com grupos de exploração sexual online, que poderiam ter o influenciador como alvo após denúncias feitas em vídeos.

“A investigação ainda está em curso, mas que, de fato, ele participe de uma organização com apelo via Discord para exploração sexual de crianças e adolescentes, isso está na fase embrionária”, afirmou. Felca foi intimidado com e-mails com mensagens como “prepara pra morrer, você vai pagar com a sua vida” e “você vai morrer, corre risco e vai pagar com a vida”, além de falsas acusações de pedofilia.