Apoie o DCM

Preso traficante que trocava etiquetas de malas para enviar cocaína à Europa

Agentes da Polícia Federal cumprem mandado durante operação contra tráfico internacional de drogas no Brasil – Foto: Reprodução

Um dos chefes da quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto Internacional de Guarulhos para enviar cocaína à Alemanha foi preso nesta terça-feira (22), após seis meses de buscas. A prisão aconteceu durante a 4ª fase da operação da Polícia Federal, que já havia desarticulado o grupo entre 2022 e 2023, prendendo quase todos os envolvidos. A organização atuava trocando etiquetas de bagagens despachadas por passageiros inocentes, colocando-as em malas carregadas com drogas.

A investigação ganhou repercussão após o caso das brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, presas injustamente em Frankfurt, em março de 2023, após terem suas etiquetas trocadas. Elas passaram 38 dias detidas na Alemanha até que imagens comprovassem a ação da quadrilha. Segundo a PF, seis funcionários terceirizados que atuavam em empresas aéreas no Aeroporto de Guarulhos já haviam sido presos em fases anteriores da operação.

As bagagens do casal haviam sido despachadas em Goiânia, mas a troca aconteceu no terminal de São Paulo. “No meio do caminho, integrantes do esquema trocavam a etiqueta da bagagem com drogas por outras de malas comuns, de passageiros inocentes”, informou a PF. As mulheres disseram não ter relação com o conteúdo das malas, e câmeras de segurança comprovaram a manipulação. A quadrilha tinha como destino principal a cidade de Frankfurt.