Apoie o DCM

Menos de 1 minuto: o tempo que motoristas ganham ao ultrapassar o limite de velocidade

Motociclista cruza faixa de pedestres em avenida urbana
Motociclista aguarda a abertura do semáforo próximo à faixa de pedestres em avenida urbana. Foto: Reprodução

Pressa, tensão e a sensação de pressão de outros condutores levam parte dos motoristas brasileiros a ultrapassar os limites de velocidade, aponta estudo da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Fundación Mapfre. A pesquisa ouviu 1.540 condutores pela internet entre julho e agosto de 2026.

Embora mais de 90% dos entrevistados associem respeitar a velocidade permitida à cidadania e à preservação da vida, 33% admitem que fatores do cotidiano os fazem dirigir acima do limite. Irritação e impaciência também reduzem a disposição para cumprir as normas, enquanto o tipo de via e a presença de pedestres influenciam as escolhas de velocidade.

Para 90% dos participantes, o medo de multa leva à redução da velocidade. Os pesquisadores, porém, defendem que a fiscalização não atue de forma isolada: sinalização adequada, faixas de pedestres, lombadas, calçadas e outras medidas de engenharia viária ajudam a moderar o tráfego. O estudo cita ainda levantamento em Curitiba no qual o excesso de velocidade economizou, em média, de 46 a 55 segundos por viagem.