Pressão de empresários bolsonaristas cancela palestra de Fux no RS

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Uma palestra de Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), foi cancelada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, após o protesto de empresários associados à CIC (Centro de Indústria, Comércio e Serviços) do município, que era quem organizava o evento.
Na sexta-feira (20), a palestra que ocorreria em 3 de junho ainda estava pré-agendada quando alguns associados receberem qual seria o conteúdo do evento ”Risco Brasil e Segurança Jurídica” e, desde então, aqueles que apoiam o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o STF, começaram a protestar contra a presença de Fux no local, o que levou a entidade a se preocupar com sua segurança.
Em seguida, alguns empresários se pronunciaram, como Roni Kussler, da marca Saif, que disse em seu Facebook ter solicitado junto à presidência da CIC o cancelamento da vinda do ministro, mas posteriormente a publicação foi apagada. A financeira Sicredi, em carta aos seus associados da cidade, diz que solicitou que a marca fosse retirada da divulgação do evento e afirmou que os representantes da empresa ficariam “mais atentos para movimentos similares no futuro”.
Já a CIC, por meio de sua assessoria, disse principalmente que em caso de protestos no local, não teria como garantir a segurança do palestrante, até pela sede já estar em fase de montagem. Recorrendo à uma de suas associadas, a subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade, ela assumiu a organização do evento, que chegou até a divulgar um novo espaço em que Fux ficaria, em segurança, isolado e resguardado de eventuais protestos.
Contudo, nesta quarta-feira (25), foi comunicado o cancelamento da palestra pelo gabinete do ministro, segundo o presidente da subseção da Ordem, Rodrigo Terra de Souza.
“As coisas começaram a esquentar nas redes sociais na segunda-feira (23), e a CIC nos procurou. Acredito que faltou a quem se revoltou com a presença do ministro diferenciar preferências políticas de relações institucionais. Ficou muito mal para Bento Gonçalves rejeitar a presença do presidente de um dos Poderes na cidade”, declarou Rodrigo.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link