Apoie o DCM

Prevent Senior subnotificou número de mortos por covid

Fachada da Prevent Senior
Prevent Senior. Imagem: Divulgação

A Prevent Senior, segundo uma ex-funcionária, subnotificou o número de mortes por covid-19 em suas unidades. Em uma mensagem enviada a grupos da operadora, um diretor da empresa pede que seja alterado o código de diagnóstico de pacientes que tiveram a doença.

“Após 14 dias do início dos sintomas (pacientes de enfermaria/apto) ou 21 dias (pacientes com passagem em UTI/Leito híbrido), o CID (código de diagnóstico) deve ser modificado para qualquer outro exceto o B34.2 (código da Covid-19) para que possamos identificar os pacientes que já não tem mais necessidade de isolamento. Início imediato”.

A médica afirmou ao G1 que a prática tem ocorrido desde julho de 2020. A alteração do CID faz com que o diagnóstico pela doença desapareça de um eventual registro de óbito.

Leia também:

1 – Operadora ocultou mortos em estudo sobre a cloroquina; Bolsonaro apoiou pesquisa

2 – Médicos da empresa processam Senado por “coerção” contra o “tratamento precoce”

Prevent Senior omitiu covid de pelo menos duas declarações de óbito

A Prevent Senior omitiu a verdadeira causa da morte de dois pacientes. Um deles foi internado em novembro de 2020 na unidade do Itaim (SP). Seu PCR deu positivo para covid e os médicos receitaram o kit covid. Ele ficou dois meses internado e morreu após hemorragia digestiva. A Covid desencadeou a morte, mas foi omitida da declaração de óbito.

Em outro caso é de uma paciente que ficou internada para tratar um quadro de covid. Ela também recebeu o kit covid e seu quadro não melhorou. Na declaração de óbito, a mesma coisa: nenhuma citação à doença.